Diferença entre limpador e raspador

Diferença entre limpador e raspador 2020-05-22T12:24:45-03:00

Características Limpador com cerdas Raspador
Facilidade de uso (empunhadura e armazenagem) +++ +++
Não provoca ferimentos à língua +++ +
É confortável, por provocar um mínimo de ânsia ++ +++
Permite a limpeza da parte posterior da língua nos casos de classificação de Mallampati Modificada III e IV ++ +++
Não é necessária nenhuma força ou pressão para limpar a língua +++ +
Possibilita alcançar a saburra lingual localizada no “fundo” do espaço inter e intrapapilar +++
Permite uma limpeza eficiente dos diferentes graus de saburra lingual: leve, moderada e severa +++ +

Total de pontos:
Limpador de língua com cerdas: 19
Raspador de língua: 12

Entenda a diferença entre o limpador de língua com cerdas e o raspador de língua Halitus. Ambos desenvolvidos pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição para remover a placa bacteriana que se concentra no fundo da língua e que é a principal causa do mau hálito: a saburra lingual, também chamada de língua branca, língua saburrosa ou biofilme lingual.

Entretanto, a eficiência dos dois é muito diferente e vamos entender o porquê.

A principal diferença e a mais visível são as cerdas que encontramos no limpador de língua. O limpador de língua com cerdas é para ser utilizado com o Spray para limpeza da língua e, juntos, trabalham de forma integrada para soltar e remover de uma maneira muito mais eficiente a saburra lingual. Por que isso? Primeiro é necessário entender a anatomia da língua.

A língua

A língua é constituída de pequenas pelezinhas chamadas papilas, (visíveis a olho nu, inclusive). As papilas em maior número na língua são as filiformes. Cada uma dessas papilas é constituída por um grupo de filamentos. A saburra lingual se instala entre as papilas e entre os filamentos (vide imagem), e dessa forma temos a saburra ou biofilme lingual entre as papilas (interpapilar) e também dentro das papilas (intrapapilar). Isso ocorre porque as bactérias necessitam de um ambiente pobre em oxigênio para se multiplicar (bactérias anaeróbias), mas a parte que está em contato com a parte externa da língua contém bactérias que conseguem viver em contato com o oxigênio (bactérias aeróbias).

Ao usarmos o raspador de língua, a saburra não será 100% removida porque o raspador irá “dobrar” as papilas e os filamentos que as compõe, removendo somente a parte superficial do biofilme lingual, sobrando dessa forma um remanescente de saburra lingual entre as papilas, que não é removido (imagem 2).

Já a limpeza da língua feita com o Limpador com cerdas e o Spray para limpeza da língua Halitus, funciona de forma química e mecânica para soltar e remover toda a saburra lingual.

Em um primeiro momento a escova do limpador com cerdas mais o spray de limpeza da língua irão soltar toda a saburra lingual.

A seguir, na parte oposta à escova do limpador há um lado com um raspador, porque depois da ação químico-mecânica de limpeza, será ele que vai retirar toda a saburra lingual solta.

Assista o vídeo demonstrativo a seguir e entenda exatamente como funciona:

Então porque a comercialização do raspador persiste se ele não é tão eficiente?

O raspador de  língua Halitus foi criado para tipos específicos de pacientes que têm muita ânsia ou língua presa. Mesmo que menos, ele remove a saburra e sua principal vantagem é provocar menos ânsia que o limpador com cerdas e também sua ponta ativa é menos espessa, bom em casos de pacientes obesos ou que roncam muito.

Por isso, ele só deverá ser usado em casos especiais, complementando a limpeza do limpador de língua com cerdas associado ao spray para limpeza da língua.

Entendeu?

Então vá para a loja Halitus e conheça o Kit para limpeza da língua (Limpador de língua com cerdas + Spray para limpeza da língua Halitus). Estes produtos quando utilizados em conjunto promovem uma limpeza da língua muito mais eficiente, delicada e sem riscos de ferimentos à língua.

E se quiser um resultado ainda muito melhor, adquira um dos Kits de produtos Halitus, para durar 3, 6 ou 9 meses, considerando a limpeza da língua 2 vezes ao dia.

Este Kit inclui o uso do enxaguatório Halitus, que diminuí a formação de saburra lingual, de cáseos amigdalianos e a concentração dos gases que provocam a halitose. Clique na foto abaixo e conheça estes Kits.

Fonte do texto e das imagens: livro Bom Hálito e Segurança! Metas Essencias no Tratamento da Halitose (www.livrodehalitose.com.br).

Todas as imagens são protegidas pela lei de direito autoral. Não reproduzir sem autorização do autor do Livro, Dr. Maurício Duarte da Conceição.